quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bíblia fechada: apenas um livro; aberta: apenas um livro.

“A bíblia fechada é apenas um livro, mas aberta é a boca de Deus”
Quem nunca ouviu essa frase? Porém tenho que dizer que particularmente eu discordo dela. Para mim o correto seria: “bíblia fechada: apenas um livro; aberta: apenas um livro.”

Alguém disse uma vez que “a bíblia é o livro mais vendido e o menos lido”. Eu ainda acrescentaria: também o menos entendido.  Normalmente os evangélicos costumam criticar os católicos de adorarem imagens de “santos”, porém não percebem que fazem a mesa coisa, talvez pior: adoram um prédio ao ponto de chama - lá “Casa de Deus”; adoram a um líder ao ponto de obedecê-lo cegamente e até fazendo coisas que são contrárias a Cristo e, provavelmente, acima de tudo, idolatram um livro de capa preta chamado de Bíblia.
A cegueira chega a tanto, que o simples fato de ela estar aberta no Salma 91, dizem que afugenta demônios.  Alguns mais radicais e conservadores, não a deixam marcar, rabiscar, anotar ou até mesmo amassar, como se isso fosse um pecado.
Bom em resumo estou dizendo que a melhor definição da bíblia que já vi foi essa: “Um livro de cheio de doentes” e acrescento dependente de um único homem, Cristo.


A palavra de Deus é, sem dúvida, Cristo, o verbo encarnado (João 1:14). Cristo é o centro das Escrituras, para entendermos temos que entender tudo que Cristo ensinou e viveu, em seguida se entenderá as Escrituras. Se aprendermos a separar corretamente, Cristo, as Escrituras e a bíblia (a coletânea feita por padres católicos) conseguiremos ter uma boa visão das coisas, e quem sabe, muitas dúvidas nos serão esclarecidas. 
Paz!








Um comentário:


  1. Bíblia Sagrada, o livro mais vendido.

    Bíblia Sagrada, famoso livro o qual dizem ser o mais vendido em todo planeta, naturalmente tenho que concordar com esta estatística, mas a meu ver, uma parcela muito expressiva destes livros são comprados apenas para servir de enfeites nas bibliotecas residenciais, nos porta Bíblias sobre um móvel da casa ou quase totalmente inativo nas bibliotecas pública, os mesmos são raramente folheados e quando lido são dificilmente entendidos.
    Todos os cristãos seguidores da Bíblia dizem entende-la perfeitamente e acreditam fielmente em todas suas paginas. A meu ver a maioria esmagadora destes seguidores, os quais dizem ter perfeito entendimento bíblico, está longe da verdade, porque o que eles acreditam ter entendido na Bíblia, não foram por méritos de suas próprias pesquisas, mas sim informações passadas pelos seus lideres religiosos, os quais fazem interpretações do evangelho de acordo com seus interesses.
    Tem um escrito na Bíblia que diz, (a Bíblia não é de particular interpretação). Sendo assim, porque há esta grande proliferação de seguimentos diferentes no mundo evangélico. Se há muitos seguimentos, naturalmente é porque existem muitas interpretações discordantes, estas interpretações discordantes contrariam os escritos da Bíblia, onde está bem explicito, (a Bíblia não é de particular interpretação). Quando digo que a orientações bíblicas vem dos lideres religiosos e não de pesquisas própria dos fieis, isso acontece muito pela preguiça mental da maioria dos brasileiros e também dos fies religiosos. Quem tem preguiça mental prefere ser dirigido por terceiros, pois é mais cômodo e menos cansativo, sendo assim, estas pessoas são facilmente manipuladas, pois seguem caminhos indicados por seus lideres, mesmo que estes sejam incertos e duvidosos.

    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir