sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um Novo Mandamento

No Evangelho de Mateus no capitulo 22 e versículo 36 Cristo ouve a seguinte pergunta dos farisues: "Qaul é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?"  ao qual Ele responde: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento"... ..."E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Porém em João 13:34, o próprio Cristo afirma: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis". Então talvez, surja uma pergunta na cabeça de alguns... "tenho que amar a Deus sobre todas as coisas ou amar o próximo como a Cristo me amou...?" Bom o Apóstolo João já descomplicou isso quando disse: "Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Assim já fica mais simples. O que eu quero ressaltar não era esse questionamento, mas, ele era inevitável. A pergunta dos fariseus sobre qual dos mandamentos (mitzvah) ero o mais importante da Lei (toráh), portanto era a pergunta de um religioso. Já aos seus discípulos, ele deixou um Novo Mandamento que completa a lei e introduz a Graça, ja saindo de um ambiente religioso. Interessante reparar também que Cristo nos deixou conselhos, dicas, exemplos... mas mandamento, ordenação, obrigação, deixou apenas um: o Amor. Justamento uma decisão que não pode tomar por obrigação. Quem diz que ama, mas não ama, não cumpre. A escolha de Amar, parte de nós gerado no vento do Novo Nascimento em Cristo; é algo constante, cotidiano, real e percipitivel. É uma decisão que quase sempre vai contra nossas vontades humanas, mas é o que molda a natureza de Cristo em nós. Resumindo, nos esforcemos para viver esse amor, as vezes tão falado por muitos, escorrendo pela boca em palavras românticas jogadas ao vento. Esse amor, até hoje, so vivido completamente por um homem, nosso Mestre, o Messias. Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário