Primeiro passo: Conhecer o Evangelho. Alguém te encontrará, não pense em ir atrás de “igreja” evangélica ou católica, a nenhuma tipo de instituição. Se você sentir vontade de ir à procura, busquem pessoas, não lugares. Mas, tenha a certeza, alguém o encontrará e lhes apresentará o Evangelho. Não se assuste se parecer loucura, ou se lhe parecer simples demais, ou se for oposto ao que alguma religião te contou. Ouça o que essa pessoa diz, reflita, pense como seria viver o que lhe falaram; e mesmo que você achar que é possível... Apenas aceite viver isso.
Segundo passo: Bom se você já conheceu Cristo e o seu Evangelho, agora você é do Caminho, ou seja, você anda como Cristo andou, onde Cristo andou e com Cristo ao seu lado, O ouvindo e seguindo seus conselhos. O segundo passo na verdade se chama Comunhão. Comunhão é comum pensamento, comum união. Significa você passar seu tempo, andar, conversar, aprender, ensinar e viver com quem tem no Evangelho sua bússola assim como você. O ponto tem que ser Cristo. Essas pessoas serão suas companheiras; com elas você dividirá seus problemas, suas emoções, suas alegrias, eles chorarão como você e sorrirão com você. Serão seus Irmãos.
Terceiro passo: Congregação. A palavra significa agregar, ou seja, reunir ou juntar pessoas. O ato de congregar, ou reunir com os seus irmãos do Caminho, é o fato de vocês escolherem um local, (sua casa, na rua, na praça...) onde poderão estender um pouco mais essa Comunhão do Caminho. A diferença entre Congregar e andar no Caminho, é que congregando você poderá ver irmãos que você não pode ver sempre; por causa do trabalho, escola, curso... Por isso é bom se ter um local e hora pensados para rever seus irmãos. Porém, mais importante do que se reunirem em Congregação é vocês andarem junto no Caminho em Comunhão. E mais importante do que se andar no Caminho em Comunhão e ter Cristo como o ponto em comum.
Quarto passo: Evangelizar. Na verdade isso é um Ciclo, e agora você irá para inicio dele, porém com novo papel. Agora você será aquela pessoa que te falou de Cristo e do seu Evangelho. Talvez da mesma maneira que você não quis ouvir aquele seu amigo que só queria o seu bem, e que talvez lhe parecesse um herege por ir contra as Religiões e ir a favor de Cristo. Quem sabe você não seja ouvindo nem entendido. Talvez seja criticado, xingado ou até mandado para o inferno, por algumas pessoas. Não se importe. Pense como está sua consciência agora, como está sua vida, em toda mudança que o Evangelho fez na sua vida, isso será uma injeção de animo para você continuar e assim, Evangelizar, ou seja, levar o Evangelho. Não seja chato, não fale com que não quer ouvir, não jogue suas apalavras ao vento, ou seja, antes de jogar a semente (semear), prepare o terreno. Se a semente vai brotar ou não, já não depende mais de você, mas sim daquEle que vai dar o crescimento. E assim você retornará ao Ciclo. Alguém vai te dar ouvidos, ter a vida completamente mudada pelo Evangelho de Cristo, vai querer andar com você no Caminho, vocês viverão na Comunhão e sempre que possível, vão se reunir em algum ajuntamento ou Congregar e brevemente irá retornar seu Ciclo levando também o Evangelho.
Nota: A religião nos passou o conceito invertido dessa ordem. NÃO FUI EU, quem disse que é nesta ordem, FOI A VIDA DO MESTRE. Primeiro Cristo encarnou, depois atraiu discípulos (seguidores) através das suas palavras e atitudes, fez de 12; Apóstolos (enviados), passou seus ensinamentos, morreu, ressuscitou, passou mais alguns ensinamentos e deixou seguidores tendo o Evangelho (as boas novas) e tudo o que ele viveu como ponto comum entre eles. Então eles andavam juntos no Caminho (assim como seu Mestre fazia) e quando possível, se reuniam nas casas uns dos outros, nas praças e nas ruas e falavam do Evangelho de Cristo para quem quisessem ouvir e assim o ciclo se repetia. É assim que é, querendo eu ou não, querendo você ou não, é assim que é! O que passar disse é Religião, invenção do homem. E seu mesmo falar, escrever ou viver algo que seja diferente disso, me considerem maldito. Fiquem com essa minha pequena reflexão e com a Paz do Único que q pode dar. Paz!
Robson Dias.